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CURSO STUDIO 360

Direção Fotográfica e Criativa de Moda na Prática.

 

Um curso intensivo para fotógrafos, diretores criativos, e profissionais de moda que querem dominar todas as etapas de criação e direção de campanhas e editoriais de moda.

 

Com metodologia prática, você vai aprender desde o conceito e briefing até a entrega final do set — tudo com acompanhamento de Muraca ( @muraca___ ) fotógrafo e diretor criativo de renome internacional na cena da moda.

 

📍Formato híbrido:

Presencial em São Paulo + transmissão ao vivo e online.

- Presencial 30 vagas.

 

Datas:

 

25/10 - 1/11- 8/11- 15/11- 22/11 - 29/11


06 sábados - Das 11h - 12:30

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Módulo 1: Fundamentos da Imagem Editorial

Objetivo: Compreender o papel da imagem editorial dentro da moda e sua evolução histórica e estética.

• Introdução, Apresentação Muracaexperiência, referências e principais projetos.
• Conhecendo a turma: quem é você? O que faz? Quais objetivos no mercado? Qual o tipo de imagem de moda gostaria de construir?
• Diferença entre imagem de moda comercial, campanha e editorial.
• Análise de cases icônicos (Vogue, Dazed, i-D, etc.). Projetos do Mentor.
• Brainstorm: Quais os componentes para criar uma campanha ou editorial de moda?
• Construindo Ideias: Análise de Moodboard para direção de projeto de moda (campanha ou Editorial)

 

Módulo 2: O Olhar Fotográfico na Moda

Objetivo: Explorar a fotografia como linguagem essencial para construir uma narrativa de moda.

• Fotografia de moda: técnica e poética. Entenda como realizar, ou saber identificar o profissional com a entrega necessária na hora de curadoria de equipe para seus projetos.
• Diferenças de lente, ângulo, composição e enquadramento: Neste tópico o mentor explica comoesses elementos podem transformar uma imagem, de forma positiva e negativa.
• Direção de modelos e construção de gestualidade(exemplos de cases de sucesso do mentor) Neste tópico o mentor aborda sobre a importância do casting, exemplificando com projetos pessoais.
• O papel do fotógrafo vs. o papel do diretor criativo

 

Módulo 3: Luz e Cenário

Objetivo: Dominar o uso da luz e a ambientação como elementos dramáticos e expressivos. Esse conhecimento é essencial para um diretor criativo dar o briefing de seu projeto com mais clareza e assertividade para o profissional. 

• Tipos de luz: natural, contínua, flash, contraluz. Neste tópico o mentor exemplifica com o resultadoimagético de cada tipo de luz e técnica.
• Iluminação como linguagem estética (ex: luz dura vs. difusa) Neste tópico o mentor explana sua linguagem estética, e exemplifica outras abordagens de grandes nomes ou marcas da história da moda e como isso impacta em identidade de branding. 
• Introdução a composição de cenário: locação, estúdio e cenografia conceitual. Como não reproduzir imagens e cenários considerados ultrapassados, e como ser inovador e relevante para a cena de moda atualmente?

 

Módulo 4: Styling e Narrativa Visual

Objetivo: Entender o styling como curadoria estética e poética na construção de imagem.

• Construção de narrativas através de personagens que façam ao contexto do projeto através do styling. Neste módulo o mentor explicará através de imagens de trabalhos autorais como o styling pode elevar o resultado final.
• Styling editorial. Neste módulo o mentor conceitua quais os componentes na atualidade para que uma imagem de moda seja moderna e relevante.
• Estudo de caso: Neste tópico o mentor mostrará exemplos de projetos onde o styling prejudicou o contexto da campanha ou editorial, e dará técnicas para não cair neste erro.


Módulo 5: Processo Criativo e Direção de Arte

Objetivo: Desenvolver e executar projetos autorais de imagem editorial com coesão visual.

• Elaboração de briefing :Roteiro criativo e conceito visual
• Criação de storytelling e narrativa por imagem
• Direção criativa: do conceito ao set (casting, locação, orçamento, etc.)
• Gestão de ensaios: cronograma, pré-produção e logística
• Laboratório criativo: simulação de direção de editorialExecução real do editorial: Neste tópico os alunos deverão entender a entrega final do projeto completoexplicando suas escolhas baseados emtodos os processos ensinados a cada semana, destacando em cada etapa as definições das técnicas escolhidasseguindo cronologicamente desde a escolha do tema, até as imagens finais com pós-tratamento básico. 

Módulo 6/ Apresentação de trabalho dos alunos selecionados 

Apresentação final + crítica coletiva com banca