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Descrição

O objetivo do curso é aplicar os principais conceitos da modelagem plana tradicional em projetos digitais de looks personalizados, proporcionando conhecimento geral sobre

modelagem e projetos avançados, utilizando o software Clo3D.

Com uma proposta de elaborar roupas

comerciais e conceituais, ao final do curso cada aluno terá um portfólio digital de uma mini coleção de moda.

 

Para quem nunca estudou modelagem, este curso é indicado para adquirir tanto conhecimento básico, quanto elaboração de projetos avançados, utilizando o universo digital 2D e 3D como

principal instrumento de trabalho.

 

Para quem já tem certo conhecimento sobre modelagem, esta também é uma otima oportunidade para avançar os estudos na modelagem de alfaiataria, além de exercícios com a finalidade de explorar volumes e formas

inusitadas, aplicando os conceitos de referências renomadas na literatura internacional, como Shingo Sato e Pattern Magic.


Datas das aulas: 16/08, 23/08, 30/08, 06/09 e 13/09.

Horario: 09h ás 12h

 

Encontros ao vivo e on-line

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Encontro 01

Desenho e interpretação das principais bases das modelagens clássicas; blusa, camisa, manga, colarinho, saia e calça, fundamentos e customizações para projetos personalizados.

O aluno aprenderá a elaborar o traçado da modelagem plana digital, usando a sua referência de medida de preferência para a criação do seu público-alvo e definição do Avatar (fem., masc. ou infantil).
Neste contexto, está previsto o uso de tabela de medidas.

 

Encontro 02

Bases de vestidos e aplicação de volumes, estruturas e acabamentos: Pences, pregas, crinol, plissado, franzido, com manipulação têxtil (maquete têxtil).

Utilização de bases de vestidos encontrados em literatura internacional, para análise, pratica  e customização, incluindo detalhes de acabamentos.

 

Encontro 03

Alfaiataria / Blazer feminino:

Exercício de traçado de um blazer feminino, contendo fianco, manga de duas folhas e, inclusive forro!
O objetivo é recriar no 2D e 3D as modelagens planas com sua devida

montagem com costura e acabamentos clássicos.

 

Encontro 04

Modelagem criativa:

Aula que tem como finalidade explorar o conceito da modelagem criativa desenvolvida por Suingo Sato.
Ao compreender a técnica de “Descontrução para Reconstrução”, os exercícios direcionados vão ajudar no entendimento de como agregar volume em um blazer na região do ombro e cabeça da manga. Em um outro exercício, compreenderemos modos de dobradura de tecidos, inspirados no Origami.

 

Encontro 05

Modelagem Criativa:

No último encontro, o principal referencial teórico são os livros “Pattern Magic”.

As práticas serão direcionadas para elaborar volumes e efeitos específicos e como a solução virtual 3D pode ser utilizadas para resolver projetos complexos de recortes e sobreposições.

Neste encontro também haverá um direcionamento para a finalização dos trabalhos, enfatizados a arte final com a renderização de imagens, bem como resolver os desenhos.

 

Sobre o Orientador:

 

Prof. Dr. Guto Marinho, graduado em design de produto, FAAP, mestre em engenharia automotiva, POLI/USP, doutor pelo dep. design e arquitetura, FAU/USP, é docente e

orientador na área do design de produto, com ênfase em design de acessórios de moda.

Com 25 anos de docência no curso de moda da Faculdade Santa Marcelina, é o professor responsável pelo desenho 3D, com o uso do Rhinoceros. Com experiência no IED, Belas Artes, FAAP, SENAC, entre outras, é um pesquisador sobre a área da tecnologia para o design de moda.

 

Pré - Requisitos para inscrição

Acesso a um computador cujas configurações mínimas e os sistemas operacionais que atendam as especificações do fabricante.