O objetivo do curso é aplicar os principais conceitos da modelagem plana tradicional em projetos digitais de looks personalizados, proporcionando conhecimento geral sobre
modelagem e projetos avançados, utilizando o software Clo3D.
Com uma proposta de elaborar roupas
comerciais e conceituais, ao final do curso cada aluno terá um portfólio digital de uma mini coleção de moda.
Para quem nunca estudou modelagem, este curso é indicado para adquirir tanto conhecimento básico, quanto elaboração de projetos avançados, utilizando o universo digital 2D e 3D como
principal instrumento de trabalho.
Para quem já tem certo conhecimento sobre modelagem, esta também é uma otima oportunidade para avançar os estudos na modelagem de alfaiataria, além de exercícios com a finalidade de explorar volumes e formas
inusitadas, aplicando os conceitos de referências renomadas na literatura internacional, como Shingo Sato e Pattern Magic.
Datas das aulas: 16/08, 23/08, 30/08, 06/09 e 13/09.
Horario: 09h ás 12h
Encontros ao vivo e on-line
PROGRAMAÇÃO:
Encontro 01
Desenho e interpretação das principais bases das modelagens clássicas; blusa, camisa, manga, colarinho, saia e calça, fundamentos e customizações para projetos personalizados.
O aluno aprenderá a elaborar o traçado da modelagem plana digital, usando a sua referência de medida de preferência para a criação do seu público-alvo e definição do Avatar (fem., masc. ou infantil).
Neste contexto, está previsto o uso de tabela de medidas.
Encontro 02
Bases de vestidos e aplicação de volumes, estruturas e acabamentos: Pences, pregas, crinol, plissado, franzido, com manipulação têxtil (maquete têxtil).
Utilização de bases de vestidos encontrados em literatura internacional, para análise, pratica e customização, incluindo detalhes de acabamentos.
Encontro 03
Alfaiataria / Blazer feminino:
Exercício de traçado de um blazer feminino, contendo fianco, manga de duas folhas e, inclusive forro!
O objetivo é recriar no 2D e 3D as modelagens planas com sua devida
montagem com costura e acabamentos clássicos.
Encontro 04
Modelagem criativa:
Aula que tem como finalidade explorar o conceito da modelagem criativa desenvolvida por Suingo Sato.
Ao compreender a técnica de “Descontrução para Reconstrução”, os exercícios direcionados vão ajudar no entendimento de como agregar volume em um blazer na região do ombro e cabeça da manga. Em um outro exercício, compreenderemos modos de dobradura de tecidos, inspirados no Origami.
Encontro 05
Modelagem Criativa:
No último encontro, o principal referencial teórico são os livros “Pattern Magic”.
As práticas serão direcionadas para elaborar volumes e efeitos específicos e como a solução virtual 3D pode ser utilizadas para resolver projetos complexos de recortes e sobreposições.
Neste encontro também haverá um direcionamento para a finalização dos trabalhos, enfatizados a arte final com a renderização de imagens, bem como resolver os desenhos.
Sobre o Orientador:
Prof. Dr. Guto Marinho, graduado em design de produto, FAAP, mestre em engenharia automotiva, POLI/USP, doutor pelo dep. design e arquitetura, FAU/USP, é docente e
orientador na área do design de produto, com ênfase em design de acessórios de moda.
Com 25 anos de docência no curso de moda da Faculdade Santa Marcelina, é o professor responsável pelo desenho 3D, com o uso do Rhinoceros. Com experiência no IED, Belas Artes, FAAP, SENAC, entre outras, é um pesquisador sobre a área da tecnologia para o design de moda.
Pré - Requisitos para inscrição
Acesso a um computador cujas configurações mínimas e os sistemas operacionais que atendam as especificações do fabricante.