Moda Manifesto
Imersão em criação de moda com indentidade.
Sobre o Curso
“Moda Manifesto” é um curso de moda autoral que entende o vestir como linguagem — uma forma de expressão que carrega ideias, memórias, territórios e resistência. Aqui, criar roupas vai além da estética: é um ato de presença, discurso e reinvenção.
Para quem é o curso?
- Estudantes e criadores de moda que desejam desenvolver um trabalho com identidade forte
- Pessoas sem experiência que desejam iniciar uma carreira na moda, mesmo sem conhecimento prévio.
- Artistas visuais, performers e estilistas independentes
- Designers em busca de caminhos autorais e menos industriais
Você vai aprender:
- Fundamentos do processo criativo em moda
- Como construir uma coleção autoral com discurso
- Desenvolvimento de identidade visual e simbólica
- Criação de roupas que contam histórias
Metodologia
- Aulas teórico-práticas
- Estudos de caso da Marca Dendezeiro e sua trajetória
- Atividades práticas de auto investigação e expressão, para materializar o mindset criativo dos alunos,
Datas
15/11-22/11- 29/11-06/12 -13/12
Das 9h - 12:30h
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Conteúdo Programático
Módulo 1 — Moda como Linguagem e Manifesto
- Apresentação dos mentores e trajetória da marca Dendezeiro.
- Dendezeiro e seu processo criativo na prática
- Pesquisa como começar um projeto de moda
- Roupa como instrumento político e cultural.
- Referências de moda autoral e cases referências para os mentores
🛠 Atividade: Moodboard visual de identidade criativa
Módulo 2 — Da Pesquisa ao Conceito
- Após criado o moodboard, entende-se qual o conceito da coleção
- Qual a narrativa da sua criação? O que ela comunica?
- Hibridificar – a junção de signos para chegar ao novo.
- Zeitgeist – como criar moda de forma relevante para a era atual e futura.
🛠 Atividade: a partir da compreensão do conceito da coleção o aluno trazer sckethings, que seja capaz de criar um line up de uma coleção cápsula, podendo ser feita por desenho, colagem, inteligência artificial, 3D e etc.
Módulo 3 — Design Potente – o que um produto de moda precisa ter para ser notado na atualidade.
- Estudo de caso: Dendezeiro, quais ações tornaram a marca uma referência mundial?
- Como unir design e conceito, e chegar num resultado inovador para a cena de moda.
- Como fugir do marketing de conveniência e não se tornar um criador ancorado apenas por pautas em alta, mas com design irrelevante.
- Coesão em sua narrativa: insumos, profissionais, campanhas, desfiles, persona: aonde vc quer chegar?
🛠 Atividade: nesta etapa o aluno refina o seu desenvolvimento, fomentando a sua construção de coleção/marca, trazendo edições dos desenhos com paleta de cores, referência de casting, tecidos e acessórios, para dar início a um projeto profissional de moda.
Módulo 4 — Do Conceito à Forma
- Definido a narrativa, o estilo, a persona, partiremos para a entrega final de um line up de uma coleção cápsula e a criação de uma campanha.
- Olha 360 – hora de tirar dúvidas e receber as instruções para entrega final, um momento de troca ao vivo entre alunos e os mentores
🛠 Atividade: criar imageticamente, sua coleção cápsula é uma campanha, podendo se feito por diversos caminhos, físico, shooting, 3D, AÍ, Desenho, o objetivo é se comunicar através de design e imagem.
Módulo 5 — Aula Bônus Pedro Paiva – Styling além do estilo
O profissional explicará seu processo de construção de estilo na marca Dendezeiro e sua trajetória profissional inspiradora.
Módulo 6— Banca Final
Os mentores irão selecionar projetos de alunos que se destacaram para apresentar para uma banca com convidados da da cena de moda